Nobody
tells you where to go, baby.
Confesso que quando vi
o trailer, não fiquei empolgado com Praia
do Futuro. A relevância do seu diretor, Karim Aïnouz, para o atual cinema nacional, foi o fator
que me fez ter certa expectativa para o filme. Mesclando boas ideias com outras
nem tão boas, Praia do Futuro é uma
experiencia irregular.
Tendo três personagens centrais, o filme conta a história de Donato, salva
vidas do ceará, que após o afogamento de um turista, se envolve com um alemão,
Konrad, amigo da vítima. Donato decide deixar Fortaleza e partir com Konrad
rumo Berlim, deixando para trás seu irmão mais novo, Airton. Partindo de
elipses narrativas e cortes brutos, Praia
do Futuro é um filme que apresenta fatos, enquanto que seu subtexto é
impregnado em seus tempos mortos. Em teoria, funciona, na prática, percebi
desorientação e choque, de maneira negativa, em suas imagens. Karim é um ótimo
diretor, a fotografia é ótima, com planos abertos excelentes que casam
perfeitamente com a narrativa. Porém, se o filme possui bons momentos
silenciosos, ele também insiste em momentos com diálogos poucos inspirados e em
cenas, quase, histéricas que, a meu ver, pouco adicionam a narrativa. Também existe
uma forçação de barra para o filme atingir determinado estado de espirito, onde
as ações dos personagens seriam mais fluidas ao espectador, porém a falta de ritmo e de motivações esclarecidas dos personagens acabam deixando a narrativa vazia. O filme até tenta se justificar em seu
final, quando Donato fornece uma narração em off. O recurso acaba sendo
apelativo, tendo em vista que ele tenta justificar em palavras o que o filme
não conseguiu transmitir em imagens. Até mesmo o uso da música enfraquece o
filme em determinadas cenas, onde existe o desejo de alternar entre o estado melancólico e eufórico, porém essa alternância se torna pouco crível em um narrativa que preza tanto pelo silêncio. Apesar de suas falhas, destaco o ótimo trio de personagens, que
fornecem atuações excelentes na maior parte do filme, especialmente Wagner
Moura, que oferece uma das melhores atuações de sua carreira.
Praia do Futuro não é de todo o mal, apenas meu pareceu falho em sua execução. Karim se revela um ótimo diretor de rostos e corpos, ele só esqueceu o por trás deles.
Música do título: "Drive", R.E.M.
Link IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2199543/
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