Quem não gosta de amar,
odiar, discordar ou ignorar listas? Como o primeiro semestre do ano terminou,
achei interessante fazer uma triagem dos melhores filmes que vi no cinema
durante esses primeiros meses. Aqui só estão filmes que estrearam
comercialmente nos cinemas brasileiros nessa primeira parte do ano (contei com Budapeste pois diversas pré estreias já ocorreram, com o filme lançando definitivamente em 02/07). A maioria
são filmes que não apareceram no Blog, pois esse só foi criado em maio.
Lembrando que estou aberto a comentários sobre a lista e que os filmes estão
colocados de forma igualitária (O top 10 de melhores, com primeiro e segundo
lugar, só no fim do ano). Sem mais enrolações, ai vai o top 2014.1:
A
Imagem que falta:
Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme de Rithy
Pahn foi uma das mais agradáveis surpresas do ano. A obra é uma recriação de suas memórias dos anos de ditadura no Camboja. Obcecado por encontrar a imagem não mostrada e
ignorada, Pahn constrói um documentário forte e melancólico, mas que se afirma incapaz
de exibir toda loucura e sofrimento que ele e sua família passaram. A história recontada, em boa parte, através de bonecos artesanais é
uma jornada emotiva e metalinguística, enfatizando o poder do cinema para
exorcizar demônios interiores e de tocar em feridas e fantasmas que muitos
parecem terem esquecido.
Avanti Popolo:
Avanti Popolo
é um filme que só melhora com o tempo. A estréia em longas-metragem de Michael Wahrmann é de uma
maturidade cinematográfica impressionante, Avanti Popolo é um filme narrativamente
nostálgico e esteticamente inovador. Ao contar a história de pai e filho separados pela dor do desaparecimento de outro filho, Wahrmann se utiliza de
narrações em over, filmagens em Super 8 e comentários sobre o cinema, para
fazer um filme político inteligente e único. Merece ser visto e revisto.
Nebraska:
Continuando seus dramas
familiares, Alexander Payne encontra em Nebraska seu melhor momento. Pai e
filho atravessam o país rumo ao Nebraska para o pai conseguir uma recompensa de
um milhão de dólares. O filho sabe que não existe recompensa e tenta convencer
o pai do mesmo, porém mesmo assim decide acompanhá-lo. Nebraska é o filme mais
áspero da carreira de Payne, um drama minimalista (filmado em Preto e Branco) e
intimista que não se utiliza de emoções baratas para emocionar o público. Payne, apoiado nas boas
atuações de seus atores, constrói um painel de rostos fascinantes ao longo da
jornada, fazendo de Nebraska um filme triste sobre os rumos que a vida toma.
Hoje
eu Quero Voltar Sozinho:
Hoje eu Quero Voltar Sozinho é um clássico exemplo de “Coming of Age”: Adolescente cego, de poucos amigos, vai se apaixonando por um garoto que acabou de chegar a sua escola. Aqui, as emoções são mais cruas, diferenciando de vários outros filmes do gênero, o filme não tem medo em mostrar cenas de nudez ou de masturbação. Mas esses elementos não são gratuitos ou desnecessários e sim parte essencial no desenvolvimento de uma narrativa simples e enxuta sobre os primeiros amores.
O
Lobo de Wall Street:
Ah sim amigos, para mim
não existe melhor cineasta norte americano que Martin Scorsese. Com uma bagagem
extensa, Scorsese não perdeu nenhum traço da jovialidade de suas grandes obras e Lobo
de Wall Street reafirma isso. Com três horas de duração, e uma atuação
marcante de Leonardo Dicaprio, o filme é divertido, feroz e crítico acerca da
ganância e violência que o American Way of Life proporciona. Remetendo a Bons
Companheiros e Casino, Lobo de Wall Street vai
além desses e inova na filmografia de Scorsese ao: Quebrar a quarta barreira
diversas vezes, utilizar o CGI de forma inteligente e inserir um humor
corrosivo e politicamente incorreto digno de um South Park. Lobo de Wall Street é um
dos melhores da safra recente de Scorsese.
Sob
a Pele:
Rapidamente se tornou o filme mais comentando do semestre, Sob a Pele é um dos comentários
definitivos sobre “ser” humano no século XXI. Scarlett Johansson dá o melhor
desempenho de sua carreira como a Alienígena Femme fatale que seduz e mata homens em
uma Glasgow tão atraente quanto assustadora. Jonathan Glazer criou um filme de
suspense único que bebe das melhores ficções científicas do cinema, mas que
encontra sua própria voz e caminho em meio a épocas de globalização, internet e
ditadura de beleza. Sob a Pele é um dos melhores filmes a surgir nos últimos anos,
um suspense de ar clássico, mas soando brutalmente moderno.
Vidas
ao Vento:
Anunciado como o ultimo
filme de sua carreira, ainda bem que isso já foi desmentido, Vidas
ao Vento teria sido um belo canto de cisne do japonês Hayao Miyazaki. O
filme é belo, melancólico e surreal em medidas certas, sendo a jornada de Jiro
um painel de enquadramentos extraordinários. Mais do que imageticamente impressionante, Vidas ao Vento é uma ode aos
nossos sonhos e como eles se tornam responsáveis pelos caminhos que traçamos.
Cativante por sua simplicidade, marcante por sua densidade, Vidas
ao Vento é mais um grande filme de Miyazaki.
O Lobo
Atrás da Porta:
Visto pela terceira vez,
confirmo novamente: Fernando Coimbra é um nome a se ficar de olho.
Privilegiado pela ótima fotografia de Lula Carvalho, O Lobo atrás da Porta é o
suspense do subúrbio: Quente, sufocante e cheio de situações corriqueiras que
poderiam acontecer com qualquer um. Coimbra se utiliza de planos longos para
observar as nuanças comportamentais de personagens instáveis, que são colocados
contra a parede. O resultado é um suspense que foge do lugar comum, com ótimas
atuações e de imagens cruas e violentas.
O
Grande Hotel Budapeste:
Wes Anderson continua
com seus filmes plásticos, coloridos e milimetricamente construídos e esse é
tão atraente quanto os anteriores. O filme se relaciona com as melhores
comédias hollywoodianas da década de 40, mas é feito com um caráter
contemporâneo particular ao diretor. Budapeste investe em temas mais
sombrios, como atesta sua palheta de cores e seus personagens, mais
multifacetados e realistas do que os tradicionais. Aqui, o cineasta mostra seu
pessimismo com a humanidade, como também seu amor pelos falsos e vazios que
compõe seu filme.
Eles
Voltam:
Esse Road Movie foi um
dos que mais esperei para ver na tela grande. A estréia de Marcelo Lordello nos
longas metragens se dar por um filme de autodescoberta de uma adolescente que é
abandonada pelos pais na autoestrada. Sendo um filme sensível a enxurrada de
sensações que a puberdade trás, Eles Voltam é corajoso por mostrar
mais do que falar, aqui o silêncio consiste de importante elemento narrativo. Com ajuda de belas paisagens, Lordello monta uma obra que privilegia o interior de sua protagonista, que tenta se adaptar em meio a
rostos e cotidianos estranhos aos seus. Eles Voltam ainda tece alguns
comentários sociais, fazendo do filme outra grande obra nacional a ser descoberta pelo público brasileiro.
Quando Eu Era Vivo (Menção Honrosa):
Injustiçado nas
bilheterias nacionais, Quando Eu Era Vivo é um filme de
terror mais preso ao gênero, porém isso não o deixa menos interessante.
Seguindo o caminho que já havia desenvolvido em Trabalhar Cansa, Marco
Dutra constrói um terror familiar, com toques macabros, sobre o regresso do
filho a casa do pai. Narrativamente surpreendente e esteticamente bem
executado, Quando Eu Era Vivo se utiliza do ótimo design de som para criar
uma atmosfera claustrofóbica onde a paranoia e a loucura não param de aumentar.
E viva o Terror!
Links IMDB:
O Lobo Atrás da Porta: http://www.imdb.com/title/tt2861532/?ref_=nv_sr_1
O Grande Hotel Budapeste: http://www.imdb.com/title/tt2278388/?ref_=nv_sr_1
Links IMDB:
A Imagem que Falta: http://www.imdb.com/title/tt2852470/?ref_=fn_al_tt_1
Avanti Popolo: http://www.imdb.com/title/tt2536312/?ref_=fn_al_tt_1
Hoje eu Quero Voltar sozinho: http://www.imdb.com/title/tt1702014/?ref_=nv_sr_1
O Lobo de Wall Street: http://www.imdb.com/title/tt0993846/?ref_=fn_al_tt_1
Vidas ao Vento: http://www.imdb.com/title/tt2013293/?ref_=fn_al_tt_1
O Lobo Atrás da Porta: http://www.imdb.com/title/tt2861532/?ref_=nv_sr_1
O Grande Hotel Budapeste: http://www.imdb.com/title/tt2278388/?ref_=nv_sr_1
Eles Voltam: http://www.imdb.com/title/tt2595664/?ref_=fn_al_tt_1
Quando eu Era Vivo: http://www.imdb.com/title/tt2463692/?ref_=fn_al_tt_1
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