segunda-feira, 26 de maio de 2014

Praia do Futuro

Nobody tells you where to go, baby.

Confesso que quando vi o trailer, não fiquei empolgado com Praia do Futuro. A relevância do seu diretor, Karim Aïnouz, para o atual cinema nacional, foi o fator que me fez ter certa expectativa para o filme. Mesclando boas ideias com outras nem tão boas, Praia do Futuro é uma experiencia irregular.

Tendo três personagens centrais, o filme conta a história de Donato, salva vidas do ceará, que após o afogamento de um turista, se envolve com um alemão, Konrad, amigo da vítima. Donato decide deixar Fortaleza e partir com Konrad rumo Berlim, deixando para trás seu irmão mais novo, Airton. Partindo de elipses narrativas e cortes brutos, Praia do Futuro é um filme que apresenta fatos, enquanto que seu subtexto é impregnado em seus tempos mortos. Em teoria, funciona, na prática, percebi desorientação e choque, de maneira negativa, em suas imagens. Karim é um ótimo diretor, a fotografia é ótima, com planos abertos excelentes que casam perfeitamente com a narrativa. Porém, se o filme possui bons momentos silenciosos, ele também insiste em momentos com diálogos poucos inspirados e em cenas, quase, histéricas que, a meu ver, pouco adicionam a narrativa. Também existe uma forçação de barra para o filme atingir determinado estado de espirito, onde as ações dos personagens seriam mais fluidas ao espectador, porém a falta de ritmo e  de motivações esclarecidas dos personagens acabam deixando a narrativa vazia. O filme até tenta se justificar em seu final, quando Donato fornece uma narração em off. O recurso acaba sendo apelativo, tendo em vista que ele tenta justificar em palavras o que o filme não conseguiu transmitir em imagens. Até mesmo o uso da música enfraquece o filme em determinadas cenas, onde existe o desejo de alternar entre o estado melancólico e eufórico, porém essa alternância se torna pouco crível em um narrativa que preza tanto pelo silêncio. Apesar de suas falhas, destaco o ótimo trio de personagens, que fornecem atuações excelentes na maior parte do filme, especialmente Wagner Moura, que oferece uma das melhores atuações de sua carreira.


Praia do Futuro não é de todo o mal, apenas meu pareceu falho em sua execução. Karim se revela um ótimo diretor de rostos e corpos, ele só esqueceu o por trás deles.

Música do título: "Drive", R.E.M.

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