quinta-feira, 31 de julho de 2014

A Bruma Assassina (The Fog)

 A Bruma Assassina

Normalmente visto como um filme menor na carreira de John Carpenter, The Fog pavimentou o terreno para futuros clássicos de sua filmografia, ao mesmo tempo em que se revela uma obra importante em si. Cidade litorânea ameaçada por forças sobrenaturais, névoa misteriosa, o plot não é dos mais originais, mas essa temática proporcionou filmes inventivos do gênero (Os Pássaros, Tubarão, etc) e o de Carpenter não é uma exceção.

Sofisticado, o filme oculta boa parte de seus monstros, preferindo uma abordagem mais contida, onde o terror surge dos cantos, constantemente sugando o espectador para seu clima onírico e tenso. Talvez seja o filme de Carpenter que mais se utiliza de paisagens naturais. Planos abertos contribuem para aumentar a escala da tensão por toda a extensão da cidade, fazendo o espectador sentir a impotência que a cidade sofre diante o sobrenatural. Esses planos ainda reforçam que não há personagens principais, sendo a própria cidade o protagonista.

Porém seus momentos em cenários fechados, também são dignos de nota. Carpenter cria uma Mise en scène interna fantástica, onde os sustos ocorrem de maneiras imprevisíveis e em lugares inusitados. Sendo eles tão barulhentos, que contrastam perfeitamente com o tom frio e contido da narrativa, fazendo com que esses momentos sejam ainda mais aterrorizantes.
O filme ainda abre espaço para criticar as festividades norte-americanas. Mostrando que por detrás da alegria e do sentimento de união, existe algo macabro, que é sepultado nas raízes da sociedade. Aqui, o mal tem suas origens apresentadas, porém ele nunca é totalmente compreendido por aqueles que sofrem suas ações. Carpenter reforça o caráter de pesadelo, fazendo um filme que não se preocupa em ter um roteiro fechado, mas sim, em ser assustador e crível para sua plateia. Pois quando o terror começa, a única realidade é o medo de ser morto. Apesar de não entender esse “monstro do armário”, estava assustado e feliz ao longo de 90 minutos de puro suspense.

Link IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0080749/

   Música pra acompanhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário